terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nelsinho busca recomeço


Rejeitado pela Fórmula 1, Nelsinho Piquet anunciou nesta terça-feira seus planos para este ano. O piloto brasileiro, por meio de seu site oficial, confirmou ida para os Estados Unidos, mais precisamente para a Nascar.

Nelsinho já fala em ser bem-sucedido por lá. “A Nascar é extremamente competitiva e jamais alguém ‘de fora’ conseguiu chegar e vencer na categoria. Será um desafio incrível e algo totalmente novo para mim”, afirmou. Mas ele se recusa a descartar os campeonatos europeus por completo. “Seguramente eu ainda competirei na Europa no futuro, mesmo porque um dos meus maiores sonhos sempre foi vencer as 24 Horas de Le Mans um dia.”

O ex-piloto da Renault ainda paga o (alto) preço por sua batida proposital no GP de Cingapura de 2008. Embora o acidente possa não ter sido sua ideia, sua imagem esportiva ficou suja e, para piorar, houve ares de vingança quando revelou o que havia ocorrido naquela prova noturna. Antes mesmo das denúncias, logo após sua demissão, Nelsinho havia “soltado os cachorros” para cima de Flavio Briatore, seu ex-chefe, um “carrasco”, em suas palavras.

Na F-1, ser ético muitas vezes não importa muito. Se fosse só por isso, Nelsinho até poderia retornar à categoria já em 2010. As aparências, no entanto, têm enorme influência no esporte, e a imagem do brasileiro junto a fãs e patrocinadores ficou enrugada após as revelações sobre o incidente. Ninguém se arriscaria a contratar alguém que esteve vinculado com um caso tão impactante e muito menos alguém com fama de vingativo.

Além disso, seu desempenho não foi convincente em um ano e meio de F-1. Um pódio no GP da Alemanha de 2008 foi seu melhor resultado, mas foi fruto de muita sorte, já que fora beneficiado por acidente de Timo Glock, o que foi uma ironia do destino, porque, em Cingapura, foi Nelsinho quem teve de causar uma batida para beneficiar Fernando Alonso.

A Fórmula 1 não deverá dar uma nova oportunidade a Nelsinho Piquet tão cedo. Correndo de turismo nos EUA, ele terá uma chance de se tornar um Benjamin Button e rejuvenescer.

O filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet não informou por qual equipe correrá nem em qual das categorias da Nascar estará.

Nenhum comentário: