quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

36 anos de outra vitória em casa


Vinte e sete de janeiro é uma data especial para o automobilismo brasileiro. Foi nesse dia que, há 36 anos, Emerson Fittipaldi obteve sua décima vitória na Fórmula 1, primeira pela McLaren, segunda em casa, em Interlagos.

O brasileiro era o pole position em uma tarde nublada, mas quente, em São Paulo. Logo na largada, o argentino Carlos Reutemann, da Brabham, foi à liderança. O sueco Ronnie Peterson, piloto da Lotus, também superou Fittipaldi, que havia caído para a terceira posição.

Nas três primeiras voltas, Reutemann pôde manter-se na ponta, mas, no quarto giro, já com os pneus em um estado não muito favorável, foi superado por Peterson e também por Fittipaldi. Peterson continuou na liderança até o brasileiro tirar proveito de uma ultrapassagem sobre um retardatário, Arturo Merzario, e ir para o primeiro lugar na 16ª volta.

A partir daí, o futuro campeão daquela temporada dominou a prova. Peterson enfrentou um furo de pneu e precisou fazer um pit stop. Com isso, o suíço Clay Regazzoni, da Ferrari, herdou a segunda posição e o belga Jacky Ickx, da Lotus, subiu para terceiro.

O também paulista José Carlos Pace, da Surtees, que venceria o GP Brasil de 1975, fechou aquela corrida na quarta posição.

Assista ao resumo do GP Brasil de 1974:

Nenhum comentário: