segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dakar vira repetição dos Sertões


A equipe oficial da Volkswagen chegou a Goiânia em junho de 2009 com dois objetivos claros. O primeiro era ganhar o Rally dos Sertões. O segundo, treinar para o Dakar de 2010. Pois bem, a montadora alemã foi bem-sucedida em tudo o que se propôs a fazer.

O resultado do Rally do Sertões, em território brasileiro, repetiu-se no Dakar, em solo argentino e chileno. Os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz foram os vencedores de ambas as provas. E, nas duas competições, a segunda posição foi de Nasser Al-Attiyah, piloto do Qatar, e Timo Gottschalk, navegador da Alemanha, também representantes da Volkswagen.

Nos Sertões, a diferença entre as duplas foi de 1min09s. No Dakar, o rally mais tradicional do mundo, 2min12s. Eles disputaram a vitória até o fim nas duas ocasiões.

O que se viu nos Sertões foi a pura realidade. O Touareg, da VW, é realmente o carro a ser batido. Tanto é que, no Dakar, a montadora fez uma trinca e colocou outra dupla, a liderada pelo norte-americano Mark Miller, na terceira posição. O francês Stéphane Peterhansel, seis vezes campeão nas motos e três vezes nos carros, foi o "melhor do resto" e ficou 2h17min21s atrás de Sainz com seu BMW.

Se o Dakar continuar na América do Sul, é provável que a Volkswagen corra de novo no Rally dos Sertões deste ano. Seria mais uma oportunidade para vermos os melhores do off-road aqui no Brasil. Em um espelho cristalino.

Nenhum comentário: