sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dupla da McLaren é destaque até agora


A temporada da F-1 se encaminha para sua metade e já é possível apontar o maior destaque até agora: a dupla da McLaren. Poucos imaginavam que Lewis Hamilton e Jenson Button trabalhariam tão bem juntos e se completariam tão perfeitamente. Não é à toa que eles ocupam as duas primeiras posições do Mundial de Pilotos e fazem com que a equipe inglesa esteja na ponta do Mundial de Construtores.

Na verdade, a maior surpresa é o desempenho de Button. Muitos achavam que o atual campeão, ao sair da Brawn, seria esmagado por seu compatriota. Mas ele não se intimidou diante do vencedor do título de 2008 e tem dado trabalho ao companheiro.

Button venceu logo na segunda corrida, na Austrália, e levou a melhor também na quarta etapa, na China, em que alcançou a liderança do campeonato, perdida na sexta prova, em Mônaco. Apenas no domingo passado, no Canadá, Hamilton superou a quantidade de pontos do companheiro. Para tanto, precisou vencer duas corridas seguidas, em Istambul e em Montréal. Em ambas as ocasiões, Button seguiu Hamilton de perto e foi segundo colocado.

O curioso é que, como já escrevi em outro texto, os dois britânicos têm estilos de pilotagem totalmente diferentes. Enquanto o ex-Brawn gosta de carros neutros, tem uma tocada limpa e sabe poupar pneus, o fiel funcionário da McLaren vai para cima sempre que pode e costuma dar espetáculo. Essa reação química entre ambos poderia ser explosiva, mas é, por enquanto, bem-sucedida.

O relacionamento entre Hamilton e Button parece estar bom e, em frente às câmeras, eles aparentam ser amigos. Mas será que, na reta final do campeonato, quando eles estiverem na disputa pela taça, as coisas continuarão assim? É uma das grandes dúvidas da temporada.

Outra é se a Red Bull terá capacidade de reagir, já que a McLaren cresce progressivamente e já é superior em circuitos onde se depende menos da pressão aerodinâmica. A equipe inglesa, a mais inovadora desta temporada, tem o melhor duto de ar, o que dá a ela uma boa vantagem em retas, mas o crescimento dela não se baseia somente nisso. Os dirigidos por Martin Whitmarsh sabem como fazer um carro evoluir durante uma temporada, algo que foi provado no ano passado, quando Hamilton saiu de duas provas com a vitória mesmo após um péssimo começo de ano.

Mas o GP da Europa, nas ruas de Valencia, na Espanha, dará maiores chances à Red Bull de mostrar que ela ainda está na jogada.

3 comentários:

Gabriel Gonçalves disse...

Realmente, de todos os pilotos, o que mais me surpreendeu neste ano foi Button. Eu era um dos que acahava que ele seria engolido por Hamilton, mas acabei de me dando mal. Li uma matéria na Globo.com, com Massa dizendo que para o próximo GP, ele acreditava numa vitória da Ferrari. Como ele não é de dar declarações deste tipo, estou levando fé na italiana, rs.

O jeito é esperar o fim de semana chegar.

Abração, cara

Andrei Spinassé disse...

Felipe Massa realmente é cauteloso nas declarações. Como ele disse que a Ferrari tem chances de vencer em Valencia, passo a acreditar mais na escuderia italiana para o GP da Europa, sim. Seria ótimo ter mais uma equipe para disputar vitórias com McLaren e Red Bull.

E obrigado pelo comentário! Precisamos agitar mais este blog aqui... hehe

Gabriel Gonçalves disse...

Seria muito bom ver três equipes brigando pelo título até o final. Ainda mais se for com o Massa, rs. Aquele fatídico GP de Interlagos no qual Hamilton passou Glock na última curva da última volta ainda não foi digerido muito bem, hehehehe. Me lembro de 4 títulos brasileiros na F1: Piquet em 87 e os 3 de Senna. Já tá na hora de algum brazuca vencer essa bagaça, rs.

Abração, Andrei