terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vettel é destaque desde 1º treino na F-1


O título de Sebastian Vettel, conquistado no domingo passado, em Abu Dhabi, foi o primeiro de um piloto que demonstrou ter talento de sobra imediatamente. O GP da Turquia-2006 foi um marco para dois competidores: para Felipe Massa, que, em Istambul, obteve sua primeira vitória, e para o mais novo campeão da F-1, que, em seu primeiro fim de semana na categoria, liderou um treino livre.

Vettel ainda competia na F-3 europeia quando foi chamado pela BMW Sauber para fazer um teste em Jerez e, cerca de um mês e meio depois, para pilotar o terceiro carro da equipe nos treinos de sexta-feira.

O alemão, logo na primeira sessão, foi apenas 184 milésimos mais lento que Nick Heidfeld, um dos titulares da BMW Sauber, o que lhe deu a oitava posição entre os 19 pilotos que marcaram tempo. O melhor ainda estava por vir, porém. Em seguida, no segundo treino, Vettel parecia mais um veterano e, com autoridade, tornou-se o mais rápido de sexta-feira, superando 28 adversários.

Esse foi o cartão de visitas que Vettel entregou às equipes e aos espectadores da F-1 em sua primeira aparição oficial na categoria. O alemão ainda participou de outros quatro fins de semana em 2006 e de dois em 2007. Finalmente, no GP dos EUA, teve a chance de entrar no lugar de Robert Kubica, que se recuperava de acidente no Canadá. Mais uma vez ele surpreendeu e, com um oitavo lugar, marcou seu primeiro ponto na F-1.

Ainda em 2007, o foguete Vettel tornou-se titular da Toro Rosso, uma vez que a Red Bull apoiava sua carreira desde as categorias de base (a foto é de 2003). Daí em diante, Vettel conquistou dez vitórias (uma delas com a Toro Rosso, em 2008), 19 pódios, 15 poles, 380 pontos e um título.

Pilotos com grande potencial mostram a que vieram rapidamente. Sebastian Vettel, campeão aos 23 anos, 4 meses e 11 dias, é um grande exemplo disso.

Nenhum comentário: